Informe de Rendimentos sobre Operações Day-Trade e Encerradas - IRRF 0.005% e 1%

Em Renda Variável, os ganhos líquidos são apurados e tributados, mês a mês.

O imposto sobre a renda deve ser pago até o último dia útil do mês subsequente àquele em que os ganhos houverem sido apurados, sendo isso de responsabilidade do próprio investidor.

A instituição intermediadora é responsável pela retenção do IRRF, e é por meio dele que a Secretaria da Receita Federal detecta as operações na Bolsa.

Nesse período as corretoras começam a divulgar o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) pagos, através do Informe de Rendimentos sobre Operações Day Trade e Encerradas, enviando-os até o final de fevereiro via correios, site do Banco e/ou corretora e e-mail.

As regras para a Retenção são:

a) Retenção na Fonte com Alíquota de 1%

Os rendimentos auferidos em operações day trade realizadas em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas, por qualquer beneficiário, sujeitam-se à incidência do imposto sobre a renda incidente na fonte à alíquota de 1%.

b) Retenção na Fonte com Alíquota de 0,005%

Sujeitam-se à incidência do imposto sobre a renda na fonte, à alíquota de 0,005% basicamente no momento da venda ou encerramento da posição.

Por isso, recomendo revisar os valores enviados pelas corretoras e garantir que não haja divergências no momento da Declaração.

É possível contar com a ajuda de especialistas que auxiliem nesse processo, para investimentos legais e rentáveis.

Saiba mais sobre meu serviço:

www.ganhosembolsa.com

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square